terça-feira, 10 de maio de 2011

Skinhead Girls

Skinhead Girls

A National Front consegue que as suas juventudes fascistas se vejam refletidas na estética skin (cabelo curto, botas,...) e acabam adotando-a em 1980-1981 também havia nazi-punks, mas foram em menor número, pois a sua imagem não ficava bem com as suas idéias. Tudo isso foi apoiado pelos meios de comunicação que se importavam mais com o sensacionalismo do que com a veracidade das notícias, dessa forma nasce o skinhead neo-nazista que é tão conhecido mundo afora, no entanto, a maioria dos skins continuava sem um direcionamento político definido, longe dos fascistas. Sabe-se que nesta mesma época (1979), havia uma banca de skins em Londres chamada "S.A.N."- "Skinheads Against Nazis", que queria eliminar a influencia dos neo-nazistas. Bandas de punk rock com membros skins, como os Angelic Upstarts, eram assumidamente esquerdistas e se opunham ao National Front com veemência.

Muitos skins opuseram-se, tendo idéias opostas aos nazi-fascistas, nascendo assim os REDSKINS (Skinheads comunistas e anarquistas). Ao passar do tempo, eram mais os nazistas a se disfarçarem de skins, em boa parte devido aos meios de comunicação que espalharam esta falsa imagem dos skins por todo o mundo. Havia uma pequena cena rock nazista capitaneada por uma banda chamada Skrewdriver a qual o líder e vocalista Ian Stuart é o fundador da Blood and Honour, (agremiação de neo-nazistas ingleses que se espalhou pelo mundo todo inlusive o Brasil). A música que faziam era basicamente a mesma que o Oi!, mas as bandas preferiam frisar a diferença com o Punk em geral empregando o termo R.A.C. (Rock Against Comunism, Rock Contra o Comunismo), a banda também é responsável pela criação do termo ‘’White Power’’, Força Branca em exaltação a raça Ariana.

Mas de qualquer maneira é absurdo, como costumam fazer por aqui, usar a palavra Oi! querendo dizer skin, ou careca e boicotar determinadas bandas apenas por serem Oi. Oi! é um estilo de música baseado na união e na temática direta e agressiva, não uma ideologia política. Apesar de haver muitas bandas Oi! nacionalistas e formadas apenas por skinheads, uma banda pode ser Oi! sendo 100% punk sem ter nada a ver com nacionalismo, extrema direita ou nada disso, basta acreditar nos ideias originais da coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário